top of page

Pernilongo

Os mosquitos recebem, em nosso país, grande variedade de nomes populares regionais: pernilongos, muriçocas, carapanãs, piuns, potós, etc.

São insetos alados, dípteros (duas asas), que se desenvolvem por metamorfose completa (ovo¬larvas- pupa- adulto), com aparelho bucal do tipo picador-sugador.

A fêmea necessita sugar sangue para maturar os ovos após ter sido fecundada; isso torna os mosquitos potencialmente perigosos na transmissão de doenças aos humanos ou aos animais, ainda que algumas espécies possam representar apenas severo incômodo às pessoas.

Enfermidades às vezes mortais podem ser transmitidas pelos mosquitos, chamando a atenção no Brasil o dengue, a febre amarela (silvestre e urbana), a leishmaniose e inúmeras encefalites virais pouco conhecidas. Os ovos são depositados isolados ou aos grupos, formando jangadas, sempre em coleções líquidas constituidas por águas limpas ou salobras (conforme a espécie) em: poças, vasos ornamentais, garrafas, latas e pneus abandonados, piscinas semi-vazias, fundações alagadas de construções interrompidas, valas de drenagem, lagos e lagoas, remansos de cursos d’água, etc. Ovos, larvas e pupas passam suas fases inteiramente na água e a escolha do criadouro depende da espécie do mosquito. As larvas passam por quatro estágios diferentes, num período que vai de 4 a 10 / dias, segundo a espécie, até formar a pupa; esta, de um dia até algumas semanas (depende das condições ambientais), situa-se na superfície da água, rompe-se e liberta um mosquito adulto completamente formado. O macho alça um curto vôo até a vegetação mais próxima do criadouro, onde espera chegar as fêmeas, para fecundá-Ias. Machos e fêmeas alimentam-se da seiva de plantas, mas, uma vez fecundadas, as fêmeas necessitam de um repasto sanguíneo para maturar seus ovos, e saem em busca de um animal ou de um ser humano para sugar. São bons voadores e fazem uso das correntes de vento para percorrer grandes distâncias. Através de sua visão em infravermelho, localizam suas vítimas e, nelas, os vasos sangüíneos superficiais. Antes de entrar nas residências, pousam na vegetação adjacente e nos muros e paredes circundantes. No interior das residências, pousam preferencialmente nas cortinas plantas ornamentais, paredes e tetos.

mosquito-1574271813267_v2_900x506.jpg
mosqueteiro - logo.png

Sobre nós

O Telas Mosqueteiro trabalha com telas para proteção contra dengue, chikungunya, zica, pernilongos e outros insetos indesejados que perturbam sua família.

Contato

  • Branca Ícone Instagram

(11) 96260-6442

telamosqueteirosemosquito@gmail.com

De seg á Sex das 9:00hs ás 18:00hs e Sáb das 9:00hs ás 15:00hs

Siga no Instagram:

whatsapp.png

Todos os Direitos Reservados - 2021 Semosquito

bottom of page