top of page

Chikungunya

A chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos, detectada primeiramente durante um surto no sul da Tanzânia em 1952. O nome vem do idioma africano maconde e significa “inclinou-se ou contorceu-se de dor”, referindo-se à aparência dos pacientes.

Hoje, a chikungunya já foi identificada em mais de 60 países na Ásia, África, Europa e nas Américas. Os mosquitos vetores da chikungunya se espalharam pela Europa e Américas nas últimas décadas. Em 2007, a transmissão da doença foi relatada pela primeira vez durante um surto no noroeste da Itália. Desde então, surtos também foram registrados na França e na Croácia.

Nos continentes americanos, o número de casos reportados até 2015 era de 37.480 e o de suspeitas era de 693.489, sendo 356.079 na Colômbia.

A letalidade da chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue. Por outro lado, a doença gera um grande impacto social por causa do alto número de casos; da incapacidade de trabalhar, às vezes, a longo prazo; das consequências dos efeitos colaterais de medicamentos inapropriados; e das consequências da não obtenção de um diagnóstico preciso.

Causa

A chikungunya é causada por um vírus, transmitido para humanos por mosquitos infectados do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores.

Sintomas

A chikungunya causa febre e graves dores nas articulações. Outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea.

A dor nas articulações é, por vezes, debilitante e pode ter duração variada. A maioria dos pacientes se recupera completamente, mas, em alguns casos, a dor nas articulações pode persistir por diversos meses, ou até mesmo anos.

Prevenção

Não há nenhuma vacina comercial para a chikungunya.

A proximidade dos locais de reprodução do mosquito das habitações humanas é um fator de risco significativo para a chikungunya. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas desse tipo.

Tratamento

 

Não há nenhum tratamento específico com medicamentos antivirais para a chikungunya. O tratamento é direcionado principalmente para aliviar os sintomas.

mosquito-aedes.jpg

Mosquito Transmissor

mosqueteiro - logo.png

Sobre nós

O Telas Mosqueteiro trabalha com telas para proteção contra dengue, chikungunya, zica, pernilongos e outros insetos indesejados que perturbam sua família.

Contato

  • Branca Ícone Instagram

(11) 96260-6442

telamosqueteirosemosquito@gmail.com

De seg á Sex das 9:00hs ás 18:00hs e Sáb das 9:00hs ás 15:00hs

Siga no Instagram:

whatsapp.png

Todos os Direitos Reservados - 2021 Semosquito

bottom of page